
Em um mundo acelerado, onde muitas vezes as refeições são feitas com pressa, a mesa posta surge como um convite para desacelerar e valorizar o momento presente. Mais do que uma simples arrumação de louças e talheres, ela é uma forma de demonstrar carinho, acolher quem amamos e transformar o cotidiano em celebração.
A mesa posta é a arte de organizar a mesa de forma harmônica, funcional e estética para refeições — seja no café da manhã, almoço, jantar ou até mesmo um lanche da tarde. Não se trata de luxo, e sim de cuidado: uma mesa bem arrumada comunica atenção, afeto e eleva a experiência de estar à mesa.
Desde a pandemia eu venho num caminhar de criar esses momentos familiares com experiencias de mesa posta, no início as criancas eram bem pequenas e não conseguiam segurar se quer os copos, então eu os substituia por copos de plástico, mesmo assim eles lembram até hoje e mais do que isso eles ficam esperando pra ver como será a mesa posta que eu vou montar.
Vicente, meu filho mais velho, disse pra mim esse ano: “eu lembro do ano passado mãe da sua mesa posta de Páscoa em que o guardanapo era amarelo com orelhas de coelho”. Os momentos já estão virando memórias isso aquece meu coração porque esse é o meu maior objetivo.
É verdade que eu tenho dado mais ênfase para as mesas temáticas, elaboradas para determinadas datas, mas confesso que meu desejo é repetir a Mesa Posta todos os finais de semana. Creio que conforme meus filhos estiverem crescendo será mais fácil também.
Já ouvi muitas pessoas que pensam de maneira errada sobre a mesa posta, e baseiam-se exclusivamente no luxo ou na necessidade de ter muitas louças. Na verdade a Mesa Posta é um convite a união da família, a se manter o momento que antigamente era tão corriqueiro: o de sentar a mesa e comer todos juntos e que hoje, por inúmeras questões diminui muito. É uma maneira de ter aquele tempo de contato, amor e celebração.
Além do mais, preparar os filhos e educa-los a se portar diante de uma Mesa Posta só irá agregar na vida deles, aonde quer que eles estejam se sentirão seguros ao sentar-se para comer. Se podemos hoje transmitir essa informação: por que não fazer?
Como pensei na Mesa Posta de Páscoa 2025
Esse ano eu resolvi usar para nossa Mesa Posta de Páscoa o jogo americano, optei por não usar souplast nem o prato de sobremesa. O primeiro é item meramente decorativo e o segundo só é necessário se você servir entrada e não era o caso do nosso cardápio.

Escolhi um jogo de loucas temático de coelhinhos porque sinto ainda que as crianças gostam muito de ver o coelho em tudo nessa época, fiz um caminho de cogumelos no centro, acompanhado de ovos de porcelana e um coelho também de porcelana que eu preenchi com alguns verdinhos que eu tinha aqui.

Para os talheres escolhi um jogo de bambu, que já faz parte do meu acervo e acho super funcional porque combina com tudo.

As taças usei as transparentes, os guardanapos de tecido deixei na lateral junto com o garfo e com um anel dourado de porta guardanapo. Aí vai uma dica bem bacana: se você está utilizando pratos decorados não tape-os com os guardanapos use sempre na lateral junto com o garfo, assim a decoração do seu prato vai ser mais valorizada.

E nessa mesa posta tivemos um almoço feito pelo papai e uma janta porque ninguém queria comer em outro lugar, só no caminho dos cogumelos … junto com os coelhos e ovos!! E sim, precisamos lavar os pratos e remontar a mesa. E tudo foi uma delícia.
Não se preocupe tanto em seguir regras rígidas de mesa posta até porque em casa montamos uma mesa chamada informal e por isso o que usamos de posicionamentos (de pratos, talheres e taças) é no sentido de criar harmonia e estética.
Crie tudo com a sua identidade e personalidade e principalmente pensando no cuidado demonstrado e a linguagem de amor que isso representa.
Espero que tenha gostado! Até mais!
Beijos, Carla Devian
